Confira a lista dos aprovados ao II Curso de Formação em Ópera

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) divulgou nesta quarta-feira (29) a lista dos aprovados ao II Curso de Formação em Ópera, com os nomes dos 80 candidatos que vão receber a bolsa de R$ 4.200,00, distribuídas em 5 parcelas de R$ 840,00. Também constam no documento os nomes dos 24 aprovados para o cadastro de reserva. Confira aqui.

Agora, os aprovados devem realizar a matrícula, de forma presencial no Theatro da Paz, em Belém, de acordo com dia e horário que será informado via e-mail cadastrado no ato de inscrição. A realização é do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

Os aprovados foram selecionados a partir de notas atribuídas por um corpo de jurados formado por reconhecidos profissionais da área. O júri para avaliação dos cantores foi Dione Colares de Souza, educadora musical e professora de canto da UEPA e Escola de Música da UFPA; Vanildo Palheta Monteiro, professor da Escola de Música da UFPA e regente de Coro do Festival de Ópera do Theatro da Paz; Maria Antonia Jiménez Rodríguez, coordenadora de Grupos Artísticos da Fundação Carlos Gomes e regente do Coro Carlos Gomes.

O júri para os técnicos contou com Jaime Amaral, diretor da Escola de Teatro e Dança da UFPA; Claudio de Barros Tavares, ator, produtor cultural e preparador de elenco; e Iara Regina da Silva Souza, professora da Escola de Teatro e Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará.

Aulas

As aulas do II Curso de Formação em Ópera vão iniciar no próximo dia 03/08, por meio de salas de aulas virtuais. Serão ofertadas oito oficinas para a turma de cantores (Modalidade I) e oito oficinas para a turma de técnicos (Modalidade II), com carga-horária de 180 horas para cada modalidade. Esta é uma ação do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz, que por conta da pandemia do novo coronavírus foi adaptado para a modalidade digital, dando ênfase à formação de artistas e técnicos por todo o Pará.

Os conteúdos são os seguintes: Modalidade I – 1. Análise e construção dos personagens 2. Criação de conteúdo digital 3. Dicção para cantores 4. Estudo do texto dramático 5. Introdução à História da Ópera 6. Preparação de repertório 7. Preparação musical de cenas de ópera 8. Preparação, Criação e Interpretação Teatral para Cantores de Ópera. Modalidade II – 1. Direção de Palco e Contrarregragem 2. Figurino para Espetáculos de Ópera 3. Introdução à Iluminação Cênica na Ópera 4. Introdução à Sonorização em Ópera 5. Maquiagem Artística para a Ópera 6. Noções Básicas de Direção de Ópera 7. Noções Básicas de Leitura de Partitura Musical 8. Preparação de Legenda de Ópera.